Beleza

7 passos (indispensáveis) para uma pele boa

julho 23, 2015

Eu sei que os posts de quinta-feira por aqui estão meio que monotemáticos, tenho falado mais de pele do que qualquer outra coisa. Acontece que os assuntos por aqui refletem a minha rotina e eu tenho andado muito “procupada” com os cuidados com o meu rosto.

Fui à dermatologista, comprei novos produtos, fiz muitas pesquisas na internet e hoje venho aqui dividir com vocês algumas dicas básicas (e indispensáveis) para ter uma pele boa.

1. Limpe tudo o que entra em contato com o seu rosto

Troque a fronha do travesseiro uma vez por semana, limpe seu celular com um pouco de álcool gel todos os dias, separe uma toalha de rosto só para você e troque uma vez por semana.

“É importante que os objetos que tocam seu rosto estejam sempre limpos, isso faz muita diferença quando o assunto é a higiene da pele e pode ajudar a reduzir coisas chatas como as espinhas. Toalhas, celulares e fronhas são os principais vilões, nesse caso.” Diz o Dr. Adam Geyer – dermatologista e líder da equipe de consultoria dermatológica da Kiehl’s. Pense em tudo no que você toca (sim, pense no banheiro também!) antes de encostar no seu celular. Toda bactéria acaba indo pro seu rosto!

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2. Use protetor solar

“Nós costumamos ter uma falsa sensação de proteção dentro do carro ou do escritório, mas a verdade é que os raios ultravioleta podem até penetrar o vidro e atingir nossa pele o dia todo. Encontre um protetor solar que você goste e se comprometa a usá-lo todos os dias,” diz Geyer.

Use produtos fator 30 ou mais. Aplique o protetor 15 minutos antes de se expor ao Sol (mesmo que seja num dia nublado). A quantidade a ser aplicada na pele do rosto é mais ou menos do tamanho de uma moeda. Passe uma nova camada de protetor a cada 2 ou 3 horas, se você passar o dia fora. Mesmo que você a maior parte do dia em um lugar coberto de fechado (no escritório, por exemplo), se você vai sair de casa por qualquer tempo que seja, aplique o protetor.

Se você ainda precisa de algo que te convença de que usar protetor solar realmente faz diferença, dá uma olhada nesse cara. Ele foi motorista caminhão por 25 anos e a pele dele ficou assim por causa dos raios ultravioleta que atingiam sua pele por horas durante o dia, mesmo com as janelas fechadas.

3. Pare de ficar tocando o seu rosto

“Ficar mexendo nas suas espinhas pode resultar em marcas e cicatrizes que duram muito mais do que a espinha iria durar, esfregar as pálpebras para coçar os olhos pode deixá-los mais irritados e sensíveis, e fica tocando sua pele com muita frequência pode transferir bactérias das suas mãos para o seu rosto e ajudar no aparecimento de mais espinhas e irritações”, diz Geyer.

Preste atenção na quantidade de vezes em que você toca seu rosto durante o dia. Você faz isso quando está na sua mesa, trabalhando? É  quando você está com alguma espinha? Comece a reparar no momento em que sua mão está subindo para tocar seu rosto e a afaste.

4. Preste atenção na sua alimentação

Acredito que esse seja um dos itens mais importantes dessa lista. Não adianta faz mil-e-um procedimentos se você não está comendo direito. Modere no consumo de laticínios, glúten, açúcar e sal.

“Para muitas pessoas, os ingredientes listados acima podem ter um impacto significante na saúde da pele, contribuindo com o aparecimento de manchas, irritações e inchaço,” diz Geyer.

Procure comer alimentos frescos e evite (ou dimiua o consumo) dos 4 itens que comentamos acima. Coma mais verduras, peixe, oleaginosas e frutas. Procure fazer refeições maiores no começo do dia, com um jantar mais leve.

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5. Faça esfoliação em 2 ou 3 noites por semana

“Usar um esfoliante durante a noite pode ajudar a reduzir os riscos da exposição aos raios ultravioleta,” diz Geyer. “Isso também pode fazer com que seus cremes noturnos trabalhem melhor, já que esfloriar a pele ajuda a remover a oleosidade e qualquer resíduo de maquiagem ou toxinas que sua pele ‘coleta’ durante o dia.”

6. Durma mais e se estresse menos

“Um sono ruim ou o excesso de stress contribuem com a liberação de cortisol, o que pode causar estragos em nossa pele. Quando você dorme mais, sua pele parece menos inchada, a produção de oleosidade é reduzida e as irritações diminuem,” diz Geyer.

Pare de consumir cafeína após as 4 da tarde, faça sua última refeição do dia não muito mais tarde do que 7-8 da noite. Antes de ir para a cama, coloque seu celular do outro lado do quarto. Se você está se sentindo estressado, se dê 10 minutos de um “stress time” pra fazer a bagunça que você quiser (eu gosto de dançar!), seguido de 10 minutos de “solution time” pra pensar em formas reais de resolver os problemas que estão de estressando.

Como lidar com o stress: Tente separar 30 minutos da sua semana para um “stress time”, quando você pode extravasar o quanto quiser e então pare. Durante o resto da semana, foque em formas de resolver esses problemas.

Como dormir melhor: Coloque seu celular o mais longe possível, antes de ir para a cama. Deixe o seu quarto o mais escuro que puder. Tente jantar mais cedo.

7. Remova a maquiagem antes de ir para a cama

“Todo mundo sabe que isso é importante, mas há noite em que mesmo o mais simples ato parece ser algo muito trabalhoso, quando você volta de uma festa ou depois de um dia cheio no trabalho, por exemplo,” diz Geyer. Dormir sem limpar o rosto, pode fazer com que a maquiagem entre em nossos poros, resultando em inflamações, irritações e manchas.

Antes de aplicar a maquiagem, pela manhã ou antes de sair de casa, coloque aquelas toalhas com removedor perto da sua cama ou até mesmo em baixo do travesseiro. Assim, quando você voltar para casa e resolver pular esse passo, vai se lembrar de limpar o rosto. Também é bom levar um pacotinho com essas toalhas na bolsa, pra quando você pretende passar a noite fora.

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Espero que essas dicas tenham sido muito úteis (foram pra mim!), que você as insira na sua rotina e possa sentir os benefícios o quanto antes!

Esse post foi traduzido do BuzzFeed.

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