Dicas

Supermercado: comprando comida sem desperdício (de alimentos e dinheiro!)

julho 14, 2015

Já ouvi milhões de vezes que comer saudável é mais caro do que comer besteira. Isso não é verdade. Só é preciso saber comprar. Nos últimos dois meses, tenho cozinhado pra mim em todas as minhas refeições e aprendi muitas coisas que vêm facilitando minhas idas ao mercado. Se você começou agora nessa vida (ou acha que não tá fazendo algo certo), tenho aqui algumas coisas que vão te ajudar fazer com que as compras sejam mais leves (pros braços, pro organismo e – CLARO! – pro bolso).

Eu vou ao mercado semanalmente, acho melhor porque compro poucas coisas de cada vez e consigo pensar melhor num cadápio variado, mas todos os itens abaixo são super adaptáveis pra quem faz compras mensalmente, ou quinzenalmente.

 Planeje o cardápio da semana e faça uma lista de compras (o mais detalhada possível)

Antes de qualquer coisa, é importante ver o que tem no armário e na geladeira que vai durar até a próxima semana e o que precisa de reposição.

Depois, faça um cardápio da semana. Sim, isso é meio chato, mas vai te ajudar muuuito! Planeje o que você vai comer em cada uma das principais refeições e então o que você precisa comprar para isso. Lá no Pequenina Vanilla tem um planner semanal de almoço SUPER fofo e muito útil, que você pode baixar, imprimir, anotar tudo e deixar na porta da geladeira. Clica aqui pra conferir!

Ah! Não se esqueça dos snacks, né? Às vezes bate uma fominha entre uma refeição e outra e é sempre bom ter algo fácil pra comer rapidinho.

Faça uma lista o mais detalhada possível, revise quantas vezes precisar pra ter certeza de que não se esqueceu de nada, veja o que é realmente necessário comprar e siga essa lista com a maior precisão que puder. Eu tinha o costume de não fazer lista ou só colocar algumas coisinhas nela e depois resolver melhor no mercado o que eu ia comprar. Na soma final, isso é péssimo pro nosso bolso e acabamos gastando bem mais do que o esperado (e talvez até mais que o necessário). Com uma lista perfeitinha, você vai ver que até o tempo vai render mais.

❤ Procure ir à feira (principalmente se tratando de frutas e verduras)

Eu fiquei surpresa com como as coisas são mais baratas na feira. Sem falar que lá todo mundo manja muito do que vende, então podem te ajudar a escolher os melhores alimentos. Se você quer fazer um molho, eles vão te ajudar a escolher o melhor tomate para isso. Se você quer uma fruta mais madura ou outra pra comer depois de alguns dias, os feirantes também te ajudam nisso.

Se não tem nenhuma feira livre perto da sua casa, os supermercados geralmente têm um “Dia de Feira”, onde alguns alimentos entram em promoção. Informe-se direitinho no local onde você costuma fazer as compras. Assim, se você sabe que os valores estão mais baixos na terça-feira, por exemplo, você pode fixar a terça como seu “dia oficial” de fazer mercado.

❤ Preste muuuita atenção nas quantidades

Você, provavelmente, não vai comer um penca de bananas e um saco de maçãs durante a semana, certo? Por isso eu disse lá em cima pra você fazer uma lista o mais detalhada possível. No caso das frutas, separe uma ou duas para cada dia. Eu gosto de tomar vitamina de banana, então compro mais bananas. Tirando isso, sempre compro pequenas porções de cada uma das coisas. Assim, eu economizo e não desperdiço alimentos.

Se você não dirige, como eu, e vai ao mercado a pé, também precisa prestar atenção nas quantidades porque se você se empolgar e comprar muitas coisas, o caminho de volta pra casa vai ser bem díficil. Minha dica é: compre aquelas sacolas grandes reutilizáveis (eu uso essas aqui). Leve duas e coloque-as já no carrinho. Conforme você for pegando os produtos, já coloque tudo nas sacolas. Assim você pode ter uma noção maior de quanto peso vai ter que carregar.

❤ Comida de verdade é o que há!

Quem fala que fazer dieta custa caro, é porque fica de olho naqueles produtos industrializados que são realmente caros (como cereal matinal, torrada integral, etc) e nada nutritivos, totalmente dispensáveis pra nossa alimentação. Comida de verdade é a melhor coisa para o nosso organismo e para o nosso bolso. Coma frutas, verduras, legumes, proteínas, enfim… Tudo o que a natureza dá pra gente. Você vai ver a diferença que faz incluir esses alimentos na rotina – falando de bem estar do nosso corpo e da nossa conta.

Também existe a opção de comprar alimentos orgânicos. Eles não são tão baratos, mas acredito que comprá-los não seja desperdício, já que eles são mais saudáveis. Se você for de São Paulo, o Instituto Chão, que fica na Vila Madalena, vende produtos orgânicos a preço de custo. Aqui existe um post beeeem detalhado sobre como as coisas rolam por lá. Quero muito conhecer e assim que visitar, conto o que achei.

***

Espero que essas dicas sejam muito úteis! Se você tem mais alguma dica pra economizar no supermercado, conta aqui nos comentários!

Posts Relacionados:

Discussão

  • Reply mude.me » vida saudável, bem estar e beleza <3 tudo num lugar só. » O que você precisa saber antes de começar a trabalhar em casa fevereiro 3, 2016 at 20:35

    […] delivery todo santo dia, recomendo que você organize suas refeições, faça mercado toda semana (aqui tem dicas de como economizar nas compras) e separe um tempo do seu dia pra cozinhar. A parte legal […]

  • Deixe um Comentário